Como aprender a afinar violão

Deixe-me adivinhar…
Seu violão está desafinado a ponto de ser insuportável o soar de um acorde. O próximo encontro com seu professor de violão só acontece na semana que vem. E se não bastasse, seu vizinho violonista, aquele que sempre quebra seu galho nos momentos mais difíceis e desafinados, está viajando. É nessa hora que você se pergunta: como afinar meu violão?

Fique tranquilo, pois este post foi feito para você!

Com certeza a afinação do violão é um fator imprescindível para um som agradável aos ouvidos. Experimente tocar um violão desafinado naquele luau com os amigos e saberá o que estou falando. O violão possui sua afinação característica, que é chamada diapasão, e é composta pelas seguintes notas:

notas da cordas violão

Existem muitas formas de afinar um violão. Algumas dão um pouco mais de trabalho, mas em compensação são mais precisas. Outras são mais fáceis, mas oferecem menor precisão. De qualquer forma, não se preocupe, neste post vamos explicar cada uma delas com detalhes.

Se possível, pegue seu violão e mantenha-o por perto, isso te ajudará a entender cada um dos conceitos apresentados à medida que pratica os exercícios que serão propostos. Serão usados termos referentes às partes do violão, então é importante que você saiba quais são elas:

Passo 1

Ouça o som da nota E (mi) no vídeo abaixo e utilize-o como referência para afinar a corda E (mi) do seu violão. Gire a tarraxa no sentido horário para fazer com que o som fique mais agudo e no sentido anti-horário para deixá-lo mais grave.

Passo 2

Assim que conseguir fazer a primeira corda soar como um E (mi), você deve dar início à afinação da próxima corda, no caso a nota A (lá). Desta vez você não vai precisar utilizar o vídeo como referência, já que para ouvir o som desta nota, basta pressionar o dedo na 5ª casa da sexta corda para obter a nota desejada. Do mesmo modo como feito anteriormente, toque as duas cordas e gire a tarraxa correspondente à quinta corda (lá) até iguala-la com o som da sexta (mi) corda.

Passo 3

Para afinar a 4ª e a 3ª corda o método é o mesmo. Pressione o dedo na 5ª casa da corda anterior à que você deseja afinar, toque as duas cordas e gire a tarraxa correspondente à corda que está sendo afinada até que os sons fiquem idênticos.

Passo 4

A única corda que terá um método um pouco diferente será a segunda corda.  Para afinar esta corda, no caso a corda B (si), você fará praticamente a mesma coisa, o que mudará será apenas a casa do braço do violão a ser pressionada. Para obter o som da nota B (si), você deverá apertar não a 5ª casa, mas a 4ª.

Passo 5

Para afinar a primeira corda o método volta ao normal, pressionando-se a 5ª casa, do mesmo modo como foi feito para as coras E (mi), A (lá), D (ré) e G (sol).

Pronto! Seu violão está afinado.

Muitas pessoas desistem de aprender a afinar o violão nas primeiras tentativas, e optam por comprar um afinador digital. Ainda que seja uma alternativa, você continuará tendo problemas quando o afinador não estiver por perto (na verdade você estará apenas substituindo seu professor ou seu vizinho de porta por um dispositivo eletrônico).

  • Caso você ainda não esteja seguro para afinar seu violão sozinho, assista com atenção o vídeo abaixo e observe como o professor Heitor Castro utiliza o método de comparação, também conhecido como método relativo, para deixar o violão pronto para qualquer serenata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>