Como aprender a desenhar

Tem gente que pensa que ser fera em desenho depende só do talento. É bem verdade que ter um dom natural para a coisa ajuda a pular várias etapas de aprendizado na arte, mas existem várias possibilidades de como aprender a desenhar. As técnicas são as mais variadas, e com dedicação, paciência e boa vontade, tudo é possível. Inclusive se tornar um primor na arte do desenho.

A primeira dica para aprender a desenhar é copiar, de revistas, livros ou outros materiais. Quem não tem dinheiro ou disposição para aprender a desenhar nas aulas com profissionais pode tentar essa técnica, que dá uma boa noção de formas e traços em um primeiro contato com o desenho. Essa é uma das maneiras preferidas das crianças para conseguir trazer para o papel seus personagens preferidos e decorar cadernos, por exemplo.

Dessa técnica surge a outra, que é a dedução dos desenhos através da cópia sem ser com o livro ou revista embaixo do papel semitransparente. Nesse jeito de aprender a ilustrar você consegue ver as formas, entender as formas e passar elas para o papel do seu próprio jeito. O melhor dessa técnica é que o desenho não tem que ser necessariamente perfeito, e você ainda pode fazer alterações e deixá-lo mais com sua cara e personalidade.

como aprender a desenhar

Outra forma muito eficaz de aprender a desenhar é entrando em uma aula de desenho. Nesse caso, você tem que dispor de um investimento que pode ser alto ou baixo, dependendo da escola escolhida, mas o retorno pode ser muito mais rápido, já que os professores direcionam corretamente as técnicas e auxiliam os alunos a passar pelas etapas de aprendizado com mais facilidade e consistência. E nessas aulas o aluno também pode aprender a fazer coisas distintas, como desenho em quadrinhos, ou para livros infantis, ou de conteúdos adultos, formas realistas… o estilo de desenho vai depender do que o aluno quer fazer.

Para qualquer dessas técnicas escolhidas na hora de aprender a fazer desenhos e ilustrações é preciso que a pessoa que está em processo de aprendizado tenha paciência, persistência e boa vontade para continuar. Assim como qualquer outra arte, desenho não é uma escolha fácil, e pode exigir horas diárias de treinamento para que os objetivos sejam alcançados. Mas é sempre um hobbie – e uma terapia – saber desenhar aquilo que a gente vê ou imagina e quer trazer para a realidade.

One thought on “Como aprender a desenhar

  1. vanessa

    só qria saber como aprender exemplo como desenhar sabe pq nao sei desenhar muito bem desenhos dai qria aprender tipoo q nem uns desenhos de artes so q bem mais massas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>