Como aprender Matemática

Para muitas pessoas é muito difícil – e parece até impossível! –, mas aprender matemática é mais fácil do que muita gente imagina. O que pode ser um problema para muitas pessoas é o fato que não existe aprendizado na matéria sem muita concentração, estudo e treino, já que não há nenhum caso no mundo de alguém que tenha aprendido matemática por osmose. E se você também não sabe o que é osmose, isso é sinal de que você precisa se dedicar mais à biologia!

Mas, voltando ao assunto, quem já é um exímio matemático ou tem facilidade com a matéria consegue tirar de letra. Quem não tem facilidade alguma e enxerga a matéria como um bicho de sete cabeças deve se dedicar a fazer um projeto de matemática, principalmente quem ainda está no ensino fundamental ou médio.  Além de frequentar as aulas da escola, que é o básico, o projeto também deve contemplar algumas horas diárias de estudo exclusivo da matéria, seja sozinho ou com um professor particular.

fazendo exercicios de matematica

Quem não tem dinheiro ou interesse em fazer aulas com professor particular pode começar a estudar por conta própria – o que pode ser muito divertido, diga-se de passagem. Afinal, não tem nada melhor no mundo dos estudos do que tentar resolver exercícios muito difíceis e chegar à resposta certa. Aquele que quiser “jogar no hard” na hora de estudar a matéria pode procurar na internet provas de matemática de outras escolas e de vestibulares para testar as suas habilidades. O que não falta é material online disponibilizado para isso.

Já quem quer aprender matemática de forma mais simples e divertida pode optar pelos jogos matemáticos, onde o aluno aprende brincando, literalmente. O mais famoso dos jogos envolvendo a matemática é o sudoku, atual febre no mundo inteiro, que pode ser baixado pela internet ou jogado em revistas de passatempos. Alguns jornais de circulação diária também trazem uma tabela de sudoku para os seus leitores. Além desse joguinho, os jogos de lógica também podem ajudar muito quem está na batalha por aprender a matemática de um jeito fácil. Afinal, esse tipo de jogo estimula a mente e, com o cérebro mais exercitado, é possível achar a matemática muito mais fácil – e lógica – do que ela parece.

One thought on “Como aprender Matemática

  1. Alisson Gomes

    Acredito que o modo mais fácil de aprender a matemática é por meio de resolução de muitos exercícios. Nada adianta ler a apostila inteira se não praticar,como se aplicar tal informação,pois tudo não passar de um “músculo” que precisa ser treinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>